Regas no paisagismo e o aproveitamento da água da chuva.

A economia de água é uma ação imprescindível nos dias de hoje, é muito importante atentar-se para não desperdiçar deste recurso natural tão valioso.

Como podemos  fazer  para manter as regas do paisagismo e evitar o desperdício? Existem algumas alternativas possíveis, entre elas diminuir a quantidade de regas, optar por um sistema que inclua o aproveitamento da água ou até mesmo contratar um paisagista que considere em seu projeto, espécies que possuem uma menor necessidade hídrica. 

horta
Regador na horta. | imagem: Daisy Santos.

 

Os jardins, no geral,  não precisam necessariamente serem regados todos os dias, se considerar dia sim e dia não já terá uma boa economia.  Vale sempre procurar um profissional que lhe auxilie nas regas, pois elas variam de espécie para espécie, o importante é sempre dentro daquela rotina, procurar ter uma consciência. Não regar em dias de chuvas é de extrema importância, tanto para as plantas quanto para o desperdício. O horário da rega é fundamental para ambos pontos citados anteriormente, se regarmos no sol forte, a água que a planta recebe evapora rapidamente, não sendo suficiente.

aproveitamento-agua-da-chuva
Barril para armazenamento de água de chuva | imagem: arquivo pessoal

 

Este kit de aproveitamento da água de chuva,  tem como função a captação de águas pluviais em áreas com até 80 m². O que é  captado pelo sistema pode ser utilizado na irrigação das plantas, limpeza de áreas externas e lavagem de veículos. Por utilizar apenas a gravidade, não necessita conexão com a rede hidráulica ou elétrica, sendo sua instalação muito rápida e simples. A captação da água da chuva é feita através de calhas nos telhados que levam o líquido para este barril, que possuem  filtros necessários para eliminação da sujeira e  no próprio barril você pode instalar uma torneira e  utilizar como de costume.

Uma outra forma de economia, que pode ser feita em alguns casos, é a irrigação automatizada. Você programa e controla a periodicidade e quantidade necessária de água.

 

irrigacao-automatizada
Sistema de irrigação automatizada | imagem: arquivo pessoal

 

A maior preocupação com a água é evitar o desperdício e buscar por alternativas que beneficiem não somente a estética do jardim, mas também a economia e o aproveitamento deste recurso.

Deseja ter um paisagismo estético e ao mesmo tempo funcional? Entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *